Indie Designers. A moda para lá do Shopping
Quando cheguei no Brasil a coisa que mais me impressionou foi a moda local tão única e tão rica. O “jeito brasileiro” de vestir é muito diferente e a proposta que as marcas locais trazem dificilmente se encontra no estrangeiro. E aqui é possível ter um guarda-roupa maravilhoso 100% Brasileiro.
Dentro deste universo variado é necessário organizar cada um na sua categoria para encontrar o posicionamento de cada cliente quanto às suas preferências. Tal como em qualquer país com um setor de fashion evoluído, encontramos três principais grupos que “produzem moda”:
Fast Fashion: marcas com produtos de média / baixa qualidade, com um comportamento de trend follower.
High End Fashion: marcas de alta qualidade, geralmente internacionais, com um comportamento trend follower. Estas são as marcas / casas que pisam os palcos das Fashion Weeks.
Indie Designers: média alta / qualidade, os verdadeiros trend setters, estas marcas geralmente não ouvem as audiências nem as tendências, elas simplesmente se expressam e a sua popularidade vai depender da receptividade do público.
É no nível “indie designer” que um(a) stylist encontra o seu play! Não existe nada mais mágico que marcas mais restritas ou pequenos designers onde a qualidade dos designs e seus materiais são mais importantes que escalabilidade. As suas linhas são genuínas e autênticas, o seu estilo é único e os valores de cada uma está explícito até na escolha dos botões ou nos cabides da loja. Mas isto não é regra para todos.
Mas então é mais trendy comprar de Indie Designers que numa ANIMALE, A-BRAND, MARIA FILÓ, ROSA CHÁ etc? Não. Aparte de Indie, não é tudo território proibido! Mas se procura peças que marquem pela diferença e quer fugir das tendências já vistas, então a escolha da sua roupa nova deveria partir da pergunta “Encontro igual num shopping?“. Se a resposta for não, está no lugar certo! Para não falar da vantagem de deixar de correr o risco de estar no restaurante e encontrar alguém com um look igual ao seu ou a mesma estampa. Ou então ouvir um “Que máximo! Tenho uma blusa igual!“ - #socorro.
Vamos ao que mais importa. Juntei 7 das minhas marcas preferidas que têm todos os essenciais para um guarda-roupa completo de cidade a praia. Com elas com certeza que pode ir jantar fora mais descansada ou chegar na festa da praia e não achar um vestido igual ao seu! (ps: todas as imagens são clicáveis, carregue para navegar na página do produto)